terça-feira, 25 de outubro de 2011

O que é um Bispo?



Por Leandro Antunes Campos*

Bispos como são conhecidos na IEAB emergiram nos tempos do Novo Testamento. Eles eram chamados pelo título de “episkopos”, uma palavra grega que significa “supervisor”. A Comunhão Anglicana hoje ensina que nós podemos traçar uma linha direta desde os primeiros supervisores da igreja até os bispos atuais. Os supervisores originais na igreja foram escolhidos pelos Apóstolos escolhidos por Jesus, os quais foram chamados para seguí-lo, e a quem Ele ensinou sua mensagem, e a quem Ele preparou para liderança.

Como nós sabemos, os primeiros seguidores de Jesus vinham do judaísmo. Mas a mensagem do evangelho mais e mais rapidamente começava a tocar a vida deles, especialmente através do ministério de São Paulo, o apóstolo dos gentios, pessoas de diferentes contextos e a grande expansão geográfica atraíam novas pessoas a fé cristã. Este crescimento não só adicionava problemas teológicos e organizacionais complexos, mas também compartilhava as responsabilidades na comunidade cristã e criava a necessidade por mais lideranças. Pessoas de profundo valor e posição de liderança eram escolhidas para assistir aos Apóstolos e seus sucessores com a passagem da fé para as novas gerações. Por volta do século 2, entretanto, menos mulheres foram sendo ordenadas para posições de lideranças na igreja. Esta exclusão permaneceu na Igreja até o final do século 20, mas as mulheres são novamente bem vindas a todas as ordens clericais, incluindo o ofício de Bispo (Episcopisa).

A Igreja ensinou que desde o princípio aqueles apóstolos e aqueles líderes que vieram depois deles são os chefes dos pastores da comunidade cristã, os chefes dos mestres, e os guardiães da unidade da igreja. Nós temos bispos na IEAB hoje porque nós acreditamos que eles são importantes para o governo e administração dos negócios da igreja de acordo com as normas e tradições inauguradas pelo próprio Cristo.

Hoje o ofício de bispo carrega um amplo leque de responsabilidades, incluindo a defesa da integridade da fé, confirmar e receber novos membros na igreja, ordenar e prover cuidado pastoral para presbíteros e diáconos em exercício, prover as lideranças na comunidade, administrar os negócios da diocese, e participar nas discussões da Comunhão Anglicana, nacional e mundialmente.

Tradução livre. Diocese de Virgínia.

*Presbítero da Diocese Anglicana de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário